quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ENSAIO I – ALTO DA SÉ EM OLINDA


         O Alto da Sé em Olinda é um dos pontos turísticos mais visitados do Estado de Pernambuco e o mais visitado da Região Metropolitana do Recife. Foi povoado no início da colonização portuguesa no Brasil. O primeiro governante foi Duarte Coelho que do alto da colina ergueu uma vila e um torre fortificada que além de servir de observatório, servia também como moradia. Recém-reformada pela Prefeitura da Cidade, o Alto da Sé conta hoje com um terraço panorâmico em cima da caixa d´água que abastece a cidade, e o acesso é por realizado por um moderno elevador panorâmico. Além da beleza arquitetônica e da paisagem única, o local conta também com barracas instaladas no local onde são servidas comidas típicas como tapioca, acarajé e queijo de coalho além de bebidas.












ENSAIO II - REALIZADO NO MERCADO DA BOA VISTA        

         O Mercado da Boa Vista, situado na Rua de Santa Cruz, s/n, no bairro da Boa Vista no Recife, foi construído no início de século XIX, porém não se sabe ao certo a data da sua inauguração. No local já funcionou uma estrebaria e o cemitério da Capela, hoje, igreja de Santa Cruz. Há poucos registros oficiais, porém na época da escravidão foi também um mercado de escravos.

Apesar de ter sofrido diversas intervenções e reformas, o Mercado da Boa Vista mantém até hoje muitas de suas características arquitetônicas. O portal, em ferro, conserva até hoje em suas pilastras um símbolo que identifica o local onde se negociavam ou leiloavam os escravos negros trazidos da África, chamado atualmente pelos comerciantes de maçã portuguesa.

Seus boxes, onde atualmente são comercializados cereais, verduras, carnes, peixes, frios, ervas, artigos de armarinho e abrigam pequenos bares de comida regional eram destinados à expor e vender escravos africanos que chegavam ao Brasil através de contrabando.







FOTO NOTÍCIAS

Passeata e homenagens marcam o Dia Nacional da Consciência Negra

Comércio do Recife vai abrir aos domingos até o natal

Câmera com nova tecnologia vai ajudar na localização de veículos roubados

Rapaz acusado de roubo, quase é linchado no centro do Recife